Press "Enter" to skip to content

Windows 10, saiba como desativar a coleta de dados.

Compartilhe
  • 12
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    12
    Comp

Quando você instala/usa o windows 10, sem que você saiba, até dados biométricos são capturados pelas subrotinas existentes no SO e enviadas à servidores da microsoft para “aprimoramento da experiência de uso”.

Porém analizando a imagem de instalação do Windows, diversas informações consideradas, digamos “muito pessoais” são coletadas, como por exemplo sua voz (isso mesmo), para que, segundo a Microsoft, a Cortana te “reconheça melhor”, o que sem dúvidas, é algo muito invasivo do ponto de vista legal.

Mesmo que você concorde com os termos de uso do windows, nada disso fica explicitado e muitos usuários nem sequer se dão conta do que está sendo realizado, o que é claramente proibido por lei.

O Ministério Publico moveu uma ação contra a Microsoft, que pode pagar o montante de até R$ 100 mil reais/dia. Porém até o presente momento, a Microsoft apenas se manifestou, colocando-se à disposição do MP para esclarescimentos.

Entendendo o problema:

Desde a versão 7, do windows, várias informações são coletadas, pelos servidores da microsoft, para, segundo a empresa, aprimorar a experiência de uso do produto. Isto inclui sites visitados, programas utilizados, e hábitos de navegacão. Até ai, nada que um malware não faça ( em termos comparativos, apenas). O problema, é que com a evolução dos sensores, dos aplicativos, e das opções oferecidas no SO, a coleta de mais dados tornou-se mais profunda. Para se ter uma idéia, além de dados normais, agora sua voz é captada para que, segundo a Microsoft, a Cortana possa interagir de modo mais inteligente, e aprender seus costumes.

Parece cenário de ficção científica, mas, o que você sentiria, se soubesse que “tem uma inteligência te ouvindo, sem que você perceba? Isso se chama “ Phoning Home”, recurso que é muito utilizado por ataques de vírus, malware e botnets, que transformam seu computador em um verdadeiro zumbi, sem que você sequer desconfie.

E para piorar tudo, a Microsoft não deixa isso claro no momento da instalação/ativação do SO.

Em termos empresariais, isto se torna um risco inaceitável, sendo que os analistas e técnicos, são obrigados a monitorar as atualizações e patches ( pacotes de correções ), instalados.

 

O que fazer, neste caso

Se você não deseja compartilhar sua vida virtual, muito menos ter um “orelhão” te ouvindo e até mesmo te vendo ( Sim, dados também são coletados pela webcam), utilize algumas sugestões do portal.

Firewall:

Uma ferramenta gratuita, ja resolverá muitos dos problemas de coleta de dados, e notificará sempre que uma telemetria ou qualquer outro acesso suspeito, esteja tentando ser executado.
Click na imagem para baixar a versão free.

 

Ferramenta alternativa:

Destroy Windows Spying, é uma ferramenta desenvolvida para remover qualquer tipo de telemetria, e coleta de dados, em segundo plano, tanto pelo próprio windows, como por programas de terceiros.

Ferramenta desativa a coleta de dados no Windows 7,8 e 10 em todas as versões.

Mais detalhes desta ferramenta voce encontra no site do programaclicando na imagem abaixo.

Página com todas as informações sobre o Dw

A versão para windows 7, 8 pode ser baixada aqui:

Versão para Windows 7 e 8 ( Todas as edições)

Todos os links e programas, foram verificados e testados. Links livres de vírus.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Timelinews.com © 2018 Timelinews.com. Todos os direitos reservados.