terça-feira, março 26, 2019
Windows

Remova vírus na marra, do seu Windows.

64views

O Windows sempre foi alvo de vários ataques, infeção por vírus e problemas relacionados com suas novas características, a cada versão lançada. Quem não se lembra dos vírus que deletavam todos os arquivos do disco, e consistiam apenas de arquivos de lote (batch)? Quantos problemas ocorreram devido à arquivos corrompidos no disco? O fato é que as técnicas de infecção evoluíram conforme foram implementadas soluções de proteção. Com a chegada da criptografia então, nem se fala, ransomwares fazem a festa.

Há alguns anos indicamos aqui no portal ( quando ainda era a Hot Dance Rádio FM) , uma ferramenta muito útil e eficaz, chamada ADWCleaner. A ferramenta realmente cumpria sua função de maneira eficiente e rápida, graças a um sistema de atualização constante do banco de dados de referência de vírus, e ao mecanismo de extração dos arquivos infectados.

Mas como tudo que é bom, dura pouco, o ADWCleaner foi adquirido pela MalwareBytes, outro conhecidíssimo anti-vírus para o ecossistema da Apple. Com isso, a solução free e totalmente eficiente, agora é paga e passou por reformulação na maneira como remove infecções do sistema, e se tornando eficiente apenas na versão paga. Para piorar o cenário, determinadas pragas virtuais, desabilitam por completo o gerenciador de processos nativo do Windows, o que deixa a tarefa de remoção de vírus, muito mais difícil de ser executada.

Embora a maioria dos programas desta categoria utilizem o mesmo método de vendas, existe uma alternativa poderosa e eficiente na remoção de infecções do sistema, trata-se do Ultimate Process Killer.

Ultimate Process Killer.

O Ultimate Process Killer faz exatamente o que o nome indica, termina de forma imediata, qualquer processo/arquivo que esteja sendo executado no Windows, e ainda permite que o arquivo vinculado a determinado processo seja terminantemente deletado do sistema.

Como você já deve ter percebido, trata-se de uma opção poderosa no tratamento de infecções do sistema, e deve ser utilizada com muito cuidado e atenção, para que você não danifique de forma irreversível sua atual instalação do Windows.

No painel do programa, que é free, e stand-alone ( não precisa ser instalado), marque a opção “Also delete parent file”, para que, imediatamente terminado um processo, o arquivo que o originou, seja deletado incondicionalmente. Isto é muito eficaz, quando o Windows está infectado e você encontra arquivos com extensões e nomes estranhos, sendo executados. Existem dois modos de operações. Você pode selecionar um processo por vez, ou selecionar múltiplos processos simultaneamente. Marque as opções para executar o programa com privilégios de administrador, e pronto. Até mesmo arquivos bloqueados ( locked) serão deletados.

Lembrando que com isso você eliminará os processos e arquivos no sistema, porém para remover as referências e comandos é recomendável o uso em conjunto com o ADWCleaner, que faz a limpeza de registro do Windows, mesmo na versão free.

Dica do Ricardo Carvalho, técnico em informática e analista de TI para a Timelinews.

avatar
Radialista DRT 2292 MG, Técnico em manutenção de emissoras de rádio e tv. Apaixonado por tecnologia e aficionado por comunicação, mídia e jornalismo

Poços de Caldas
17°
Partly Cloudy
06:1218:11 -03
Feels like: 17°C
Wind: 6km/h E
Humidity: 84%
Pressure: 1016.7mbar
UV index: 1
TueWedThu
26/14°C
25/13°C
23/13°C