segunda-feira, janeiro 21, 2019
Notícias

Reajuste da energia será de 22%

31views

Como o blog havia previsto, o reajuste anual no preço da energia elétrica distribuída pelo DME este ano ficaria na casa dos 20%. Ontem a presidente do Conselho de Consumidores, Arlene Mareca informou que a Aneel decidiu por um reajuste na tarifa de 22%, menor do que os 30% que a agência reguladora estava pleiteando inicialmente. A representante dos consumidores ainda tentou junto a direção da agência dividir o reajuste em duas parcelas, mas não foi atendida.

Vale lembrar que no último ano da administração passada se deu exatamente o contrário, a Aneel queria um reajuste menor e o então prefeito Eloisio Lourenço, junto com o todo poderoso João Deon (Credo!!!) queria um reajuste maior. Graças a posição intransigente da presidente do Conselho, o reajuste acabou ficando bem abaixo do que pretendiam o prefeito e o diretor presidente da distribuidora.

E não foi fácil para Arlene Mareca manter sua posição. Sofreu até mesmo retaliação pessoal por parte da direção da empresa que em represália a sua atitude, mandou cortar a energia da padaria que pertencia a família da presidente. Pela sua brilhante atuação em defesa dos consumidores, Arlene desfruta hoje de enorme prestígio junto a Aneel, e entre os representantes dos conselhos das outras distribuidoras. Tanto assim que acaba de realizar em Poços de Caldas o XX Encontro Nacional dos Conselho de Consumidores.

Felizmente Arlene Mareca continua atuando da mesma forma, sempre com foco no interesse dos consumidores a quem representa no referido Conselho e se dependesse dela e do prefeito com certeza o próximo reajuste seria ainda menor. O problema é que o chefe do executivo não tem poder para promover a redução do reajuste mínimo determinado pela agência reguladora. Aumentar pode, já reduzir….

avatar
Jornalista, Assessor de Imprensa. Editor do Blog do Polli.

Poços de Caldas
21°
Cloudy
06:4119:54 -02
Feels like: 21°C
Wind: 4km/h SE
Humidity: 83%
Pressure: 1017.8mbar
UV index: 0
MonTueWed
min 18°C
27/18°C
27/18°C