Como o blog havia previsto, o reajuste anual no preço da energia elétrica distribuída pelo DME este ano ficaria na casa dos 20%. Ontem a presidente do Conselho de Consumidores, Arlene Mareca informou que a Aneel decidiu por um reajuste na tarifa de 22%, menor do que os 30% que a agência reguladora estava pleiteando inicialmente. A representante dos consumidores ainda tentou junto a direção da agência dividir o reajuste em duas parcelas, mas não foi atendida.

Vale lembrar que no último ano da administração passada se deu exatamente o contrário, a Aneel queria um reajuste menor e o então prefeito Eloisio Lourenço, junto com o todo poderoso João Deon (Credo!!!) queria um reajuste maior. Graças a posição intransigente da presidente do Conselho, o reajuste acabou ficando bem abaixo do que pretendiam o prefeito e o diretor presidente da distribuidora.

E não foi fácil para Arlene Mareca manter sua posição. Sofreu até mesmo retaliação pessoal por parte da direção da empresa que em represália a sua atitude, mandou cortar a energia da padaria que pertencia a família da presidente. Pela sua brilhante atuação em defesa dos consumidores, Arlene desfruta hoje de enorme prestígio junto a Aneel, e entre os representantes dos conselhos das outras distribuidoras. Tanto assim que acaba de realizar em Poços de Caldas o XX Encontro Nacional dos Conselho de Consumidores.

Felizmente Arlene Mareca continua atuando da mesma forma, sempre com foco no interesse dos consumidores a quem representa no referido Conselho e se dependesse dela e do prefeito com certeza o próximo reajuste seria ainda menor. O problema é que o chefe do executivo não tem poder para promover a redução do reajuste mínimo determinado pela agência reguladora. Aumentar pode, já reduzir….

Mais notícias

Saiba quem votou sim pelo aumento no STF

Saiba quem foram os 41 senadores favoráveis ao aumento do salário dos ministros do STF

Prefeito anuncia o Fundo Funerário

O anúncio do fundo funerário, foi feito pelo prefeito no cemitério da saudade. Todo o dinheiro arrecadado será utilizado em melhorias para o setor

Recepção de Jair Bolsonaro na Tijuca

Neste domingo ao chegar da igreja, Jair Messias Bolsonaro foi recebido por uma multidão ao chegar em sua residência. Isto está acontecendo toda vez que o presidente eleito, sai ou retorna de algum compromisso

DME alerta que não cobra troca de medidores (Via Terceiros)

Empresa alerta população para a possibilidade de fraude em cobranças para realizar troca de medidores, e solicitações de dados sensíveis.