terça-feira, maio 14, 2019
IOSWindows

RadioCast Estúdio de rádio no IPad

55views

Dando prosseguimento a nossa série sobre rádio digital, neste artigo vamos falar sobre o primeiro aplicativo de estúdio de transmissão “On Air” e “On the Fly” no IOS, especificamente para o IPad.

Durante a transição de tecnologia analógica para digital, os PCs com Windows foram pioneiros a receber toda a sorte de opções de programas de estúdio para transmissão, com possibilidade de funcionamento ininterrupto por anos, ou enquanto durar o equipamento.

Sem a menor sombra de dúvidas, a redução de custos proporcionada pelos “schedulings” foi e continua sendo enorme. Vinil, CD’s, Fitas K7, Magnéticas são verdadeiras relíquias de um passado distante.

Mídia magnética obsoleta

Existem muitos programas para DJs na AppStore, como o excelente BackPack, IJingle sem mencionar na infinidade de mixagem como o Tracktor, Recordbox entre muitos outros.

O BackPack e i-jingle embora possam ser utilizados como estúdio de rádio e cartucheira digital, foram criados com foco na modalidade “Podcast”, que em essência são programetes destinados ao consumo digital, algo como o YouTube do som. Qualquer pessoa pode criar um podcast e postar em suas redes sociais, fidelizar audiência e assim atualizar a informação a cada edição.

Para estações de rádio a nível profissional, a história é outra, mesmo em se tratando de webradio. Assim programas mais elaborados são necessários, e até então, o IOS estava fora do jogo.

Já mostramos aqui com exemplos reais, todo o processo de captação, tratamento e masterização para o IOS, com aplicativos universais da plataforma, ou seja todos operam da mesma maneira no IPhone e IPad com excelentes resultados.

Hoje vamos apresentar a você o RadioCast. Um estúdio de rádio completo, desenvolvido há 2 anos exclusivamente para o IPad.

O RadioCast possui todos os recursos presentes na maioria dos programas de automação de emissoras de rádio, a nível profissional. Sem delongas, sem requintes cosméticos, sendo objetivo indo direto ao que interessa: Transmitir a programação de uma emissora de rádio, de maneira ininterrupta, com estabilidade e segurança.

RadioCast, primeiro estúdio de rádio completo para IOS.

O Radiocast em uma primeira olhada, é sobrio, com um design que lembra muito os programas de automação para PC,s. Você terá a impressão de estar de frente com o conhecido Jazler, Playlist, famosos programas de automação para emissoras de rádio. Na verdade chegará a ser frustrante ver uma interface tão “batida” e simples, mas não se engane, as semelhanças terminam aí.
O Radiocast foi concebido para transmistir uma programação gerenciada por playlists editáveis e programáveis. Você poderá criar infinitos blocos musicais, e modificá-los a qualquer momento, salvando tudo de maneira organizada e eficiente. Os playlists poderão ser chamados a qualquer momento. No entanto o foco é a programação ao vivo ou live como se diz atualmente, e simplificar ao máximo as operações em uma emissora de rádio.

Painel do RadioCast para IPad. Simplicidade e Poder unidos no IOS.

O Radiocast possui características interessantes e indispensáveis para se trabalhar com o Ipad.

A primeira delas é a possibilidade de inserção de vinhetas ao vivo, que podem ser configuradas tanto na playlist como na cartucheira localizada a direita do painel.

A segunda e importante característica é que, assim como em um estúdio real, você poderá ouvir o áudio previamente, sem interferir no que está sendo tocado no momento. Sim é incrível mas dá pra fazer o “CUE” ao vivo, característica que falta em muitos programas de mixagens para DJs.

A terceira característica deste incrível software, é a capacidade de transmissão em três modalidades, que inclusive podem ser utilizadas simultaneamente, são elas:

1- Saída master principal através do conector p2 analógico do IPad. Você poderá usar esta saída como principal para conectar o iPad a entrada de linha do seu estúdio.

2- Saída master principal através do conector lightning, você poderá ouvir o áudio digital com altíssima qualidade que poderá ser conectado na entrada analógica ou digital do seu estúdio, mediante um cabo lightning que acompanha seu iPad, com o plug usb tipo b padrão. ( o tipo usb A é aquele estranho que vem com impressoras).

3- Saída AAC+ digital através do encoder de streaming para enviar o áudio ao seu provedor de streaming. Este encoder é adquirido a parte no próprio RadioCast como add-on do programa.

Mas porque transmitir minha rádio de um IPad:

Os motivos não faltam, principalmente se levarmos em conta de que todas as emissoras podem economizar e muito, mantendo uma programação de qualidade 24 horas no ar, direto de um equipamento como o iPad, que consome energia em patamares infinitamente menores do que todo o conjunto de equipamentos de um estúdio. E enquanto o programa transmite, você poderá navegar por seus sites preferidos e realizar outras tarefas.

Imagine, sua emissora de radioweb por exemplo, sendo acessada por diversos DJs, locutores, prontos pra entrar no ar, de onde estiverem. Com a configuração no painel de streaming do seu provedor, basta criar usuários e fornecer a cada profissional uma senha de acesso com as configurações do encoder, para que cada um possa, iniciar uma programação remota, como se estivesse no estúdio local. Por exemplo um locutor com o RadioCast poderá entrar ao vivo direto de Nagoya no Japão e outro direto de Sidney na Austrália.

Como funciona o RadioCast:

Painel e deck de programação

Deck com a programação

No deck do RadioCast você visualiza, edita, insere, remove e monta a programação desejada. O Editor é simples, rápido e objetivo, sem avisos ou textos de ajuda, porém informações cruciais de cada musica, vinheta ou spot que será tocado. O botão play ao contrário é na verdade a função intro, que permite retroceder ao início da música para que o locutor possa terminar sua fala.

Editor de playlit do RadioCast

Na imagem acima o editor de playlist onde você poderá no botão 1 : importar musicas da sua biblioteca do iTunes, 2: Importar/selecionar musicas da biblioteca do RadioCast ou ainda do Google drive, Dropbox ou de outro app de áudio que suporte a função “open in” do IOS.

O botão 3 seleciona o playlist a ser executado. Para que ele funcione você deverá ter criado um playlist previamente e salvo pressionando o último botão desta barra de funções.

Sessão Master:

Barramento de mixagem e controle dos níveis do RadioCast

O controle master permite o ajuste independente do áudio do deck principal, da cartucheira e do microfone. Também é possível selecionar o tempo de mixagem (transição) das musicas, spots e vinhetas. O controle de audição também está disponível e permite que você ouça o áudio do barramento principal ( programa), da cartucheira (vinhetas) e microfone. Os níveis padrão (0db) estão destacados com um traço cinza.

Sessao Transmissão/Gravação:

Sessão Monitor do RadioCast

Nesta sessão está disponível um relógio, VUs indicando o nível geral e a chave ON AIr que quando ativada muda de cor para vermelho e inicia o encoder ( caso esteja instalado), para transmissão via internet. Também está disponível o gravador de censura que gravará a programação veiculada, ou podcast, ou ainda um set musical. Caso seu host de streaming seja compatível, o número de ouvintes será mostrado no painel.

Cartucheira :

Cartucheira digital do RadioCast

Uma cartucheira digital com quatro slots programáveis que permite a seleção de vinhetas para interpor à música ou efeitos sonoros. Parece pouco mas a cartucheira é versátil e com o sistema de busca no diretório de arquivos a operação se torna intuitiva.

Microfone:

Microfone com ajuste de redução automática do nível de música (ducking).

Como em todo bom estúdio de rádio a sessão de microfone possui um equalizador “paramétrico” no qual pode ser ajustado a compressão , frequência ,ganho, e largura de banda proporcionando uma locução cristalina e realmente envolvente. Possui ajuste do nível de ducking do áudio durante a locução, ou seja, ao abrir o microfone o programa automaticamente diminui o áudio para níveis pré-ajustados por você.

Equalizador paramétrico do microfone.

Gerenciamento de mídia:

Gerenciamento de mídia do RadioCast

O gerenciamento de mídia do RadioCast é eficiente e fornece todas as informações da sua biblioteca, permite a importação e exportação de arquivos entre apps.

Uma função excelente do RadioCast é a Auto Segue, na prática o program descarta a parte silenciosa no início e fim do arquivo de áudio, permitindo a reprodução a partir do ponto ideal, sem a necessidade de se editar arquivo por arquivo. O ajuste pode ser feito de maneira manual.

Disponível para IOS ( IPad) e Windows

avatar
Radialista DRT 2292 MG, Técnico em manutenção de emissoras de rádio e tv. Apaixonado por tecnologia e aficionado por comunicação, mídia e jornalismo