Redes Sociais

Cidade

Prefeitura revê valores de 9 mil carnês de IPTU

Prefeito Sérgio Azevedo informou os procedimentos sobre revisão de 10% dos carnês de IPTu enviados este ano

avatar

Publicado há

em

O prefeito Sérgio Azevedo anunciou, durante entrevista coletiva na tarde de terça, 9, a revisão dos dos carnês de IPTU dos imóveis que tiveram seus valores calculados com base no ITBI (Imposto sobre Transferência de Bens Imóveis) e também daqueles que tiveram o valor baseado na tabela Sinapi, com valores calculados conforme o metro quadrado de área construída.

Dos 88. 881 carnês entregues, os casos a serem revistos representam pouco mais de 10%. Nos demais carnês, ou seja, 79.619, constam valores corretos e devem ser quitados conforme as datas de vencimento previstas, parcelado ou à vista. Para os carnês que passarão por revisão, a orientação é que sejam quitadas as primeiras parcelas ou pagamento à vista, na data do seu vencimento. Os valores pagos a mais, serão ressarcidos no novo carnê ou em parcela única para quem optar por este tipo de pagamento, aproveitando o desconto.

Com a revisão dos valores, o prefeito declarou estar atendendo à solicitação de diversos moradores e também dos vereadores de sua base de governo. “Governar nada mais é do que ouvir a população e de seus legítimos representantes. E é isso que estamos fazendo. A intenção não foi prejudicar ninguém, apenas iniciamos uma discussão em torno de uma ampla revisão do IPTU, que aliás está sendo feita em muitas cidades. A forma como é feito o cálculo é a mesma de 28 anos atrás mas a revisão é necesária para que Poços volte a ter condições de realizar os investimentos que necessita”.

Para o presidente da Câmara, professor Carlos Roberto, a decisão do prefeito foi correta. “Entendemos que a atiturde é acertada. Não representa um recuo, mas um repensar em relação a esta questão. O resultado é bom para todos, população e governo, numa parceria entre lLegislativo e Executivo, que são poderes distintos, mas trabalham em prol da população”

Participaram da entrevista coletiva os vereadores Antonio Carlos Pereira, Alvaro Cagnani, Ligia de Freitas Podestá, Pedro Magalhães, Gustavo Bonafé, Marcelo Heitor, Mauro Ivan, Professor Carlos Roberto, Ricardo Sabino e Lucas Arruda. Também participaram Carlos Cobra, presidente da ACIA, Waldir Miguel, do Sindicato de Hotéis, Bares Restaurantes e Similares; Francisco Junqueira Santos, da Associação de Loteadores de Poços de Caldas; Rodrigo Batista, do Sinduscon; e Fábio Bressane, representando o Condephact e o Condurt, além de secretários municipais.

A revisão dos valores recai basicamente sobre o contribuinte que irá pagar pela primeira vez o IPTU do imóvel em questão. Seja por aquisição de imóvel novo ou construção. Para quem optar pelo pagamento à vista, o prazo se encerra na próxima quinta, dia 11. A orientação é a quitação do valor, aproveitando o desconto. Após o pagamento, o contribuinte deve procurar a Secretaria Municipal da Fazenda e solicitar o ressarcimento do valor pago a mais. O pedido deve ser feito a partir do dia 15 de abril.

O contribuinte que optou pelo pagamento a prazo, os valores já pagos terão a diferença descontada nas parcelas finais do novo carnê. A orientação é aguardar o envio do novo carnê.

A Secretaria Municipal da Fazenda irá enviar os novos carnês nas casas dos contribuintes, no mês de maio. Para esclarecimento de dúvidas, os telefones 3697-5057 e 3697-5059 estão à disposição dos contribuintes. Outra opção é se dirigir à Secretaria Municipal da Fazenda, localizada à rua Minas Gerais, 651,centro.

Fonte: PMPC

Continue lendo...
Click para comentar

Destaques