Redes Sociais

Notícias

Os fakes das News

A nova mania que invadiu a internet, a sátira aos veículos de comunicação denota como o cidadão está desacreditado da imprensa.

avatar

Publicado há

em

Desde o fim das eleições para presidente dos Estados Unidos, uma forte campanha se estabeleceu em todos os veículos de comunicação ( inclua-se aí redes sociais) contra as fake news. As notícias com conteúdo sensacionalista e repleto de fatos “nada a ver”, muito conhecida nas redes sociais que viralizam exponencialmente e que colocam em cheque a credibilidade, podendo ter um efeito esmagador na opinião pública e inclusive, dependendo da intensidade, interferir em resultados de pesquisas, projetos e escolhas pessoais.
O escândalo das eleições americanas foi sentido aqui no Brasil, no decorrer da campanha eleitoral, e serviu inclusive para dar início a uma crise sem precedentes da imprensa.
Veículos outrora tidos como respeitáveis, passaram a perpetrar momentos épicos de ataques a candidatos em especial Jair Bolsonaro.
Vale salientar que o jornalismo investigativo perdeu muito de sua credibilidade, e que vai demorar para que a população ( que antes acreditava em tudo que era veiculado) volte a crer, sem antes passar pelo crivo da desconfiança.
Dentro deste ciclo de ocorrências, e com uma poderosa ferramenta, as redes sociais são, agora, ferramenta de resposta instantânea e forma de protesto por parte de uma maioria esmagadora de internautas.
Um fenômeno que vem acontecendo é o da sátira em massa de alguns veículos mais conhecidos, e que possuem agora canais que os satirizam, na redes sociais.

A Veja ganhou a inveja :

O Antagonista ganhou sua alma-gêmea o Otarionista:


Já a Folha de São Paulo ganhou a Falha de São Paulo ( muito maior que a de San Andreas…)

E teve até político famoso caindo nas peripécias dos clones :

E não para por aí, alguns jornalistas também foram homenageados, seus perfis foram clonados e recheados de muita sátira:

A Míriam ganhou um litrão:

Nem o Estadão escapou :

O Que não falta é criatividade….

E você, conhece algum perfil de sátira? Deixe a sua indicação na nossa área de comentários logo abaixo.

Continue lendo...
Click para comentar

Destaques