Na primeira quinzena de dezembro, decidimos sair do Facebook por completo, removendo de nosso site, todos os rastreadores de redes sociais, inclusive na seção de comentários. Revisamos o código fonte de toda a nossa página e adquirimos novo provedor de hospedagem, novo tema para o site, além de proteção pesada contra vazamento de dados. Estamos em acordo com as políticas de proteção de dados desde que a união européia homologou as diretivas. E olha que não somos empresa, isto é somente um blog.

Estávamos com enquetes em andamento, e muitas notícias em nosso site, porém, por questões de segurança, resolvemos trocar tudo e começar do zero, para termos absoluta certeza da qualidade e segurança no site 🤓.

Mas, se você gosta da rede social, saiba que pode compartilhar nossas matérias à vontade na rede azul, sem problemas, uma vez que não possuímos nenhum perfil/página disponível, e que não utilizamos nenhuma API do Facebook. Portanto, métricas, insights e rastreamento não são mais possíveis, o que nos deixa à vontade, para receber sua visita.

Motivos de sobra não faltam para sair da rede. Desta feita, segundo o site 9toMac, mais de 267 milhões de usuários tiveram seus números de telefones e endereços de e-mail expostos on-line 😳.

E pior, tudo estava em um banco de dados, sem qualquer tipo de proteção 😎! Em setembro um outro vazamento deixou mais de 400 milhões de usuários expostos, porém, no vazamento mais recente, o Facebook foi alvo 🎯 de “raspagem de api” (entendeu porque não utilizamos mais?) e ainda, segundo o 9toMac, o banco de dados 🎲 é o resultado de uma operação ilegal de raspagem ou abuso da API do Facebook por criminosos no Vietnã, de acordo com as evidências.(SIC)

O Banco de dados 🎲 ficou disponível na internet entre os dias 4 e 18 de dezembro. Segundo o relatório, os dados podem ter sido obtidos devido a uma brecha de segurança, ou raspando dados de perfis públicos na rede.

A “Raspagem” é processo no qual bots vasculham milhares de páginas e coletam informações destas páginas, armazenando-as em um banco de dados. Este tipo de operação é proibido 🚫 na maioria das redes sociais. Infelizmente o Facebook ficou grande demais e agora ganha as manchetes, como terra de ninguém.

Sugerimos que você troque suas senhas de acesso e ative a autenticação em dois fatores, em suas contas de redes sociais.

Leia a matéria completa no 9toMac

Compartilhe também:

Rádio Técnica Digital – Melhores do ano – Plugins 02

Na série, melhores do ano, mais uma seleção de excelentes plugins para IOS

Rádio Técnica Digital – Melhores do ano – Plugins 01

A primeira série de plugins realmente eficientes para utilização no IOS