terça-feira, março 26, 2019
Windows

Mojave e Windows 10 no MacBook Pro 2011

73views

Os sistemas Mojave e Windows 10 apresentam limitações de hardware para serem utilizados em Macs mais antigos, necessitando de uma sequência especial para instalação.

Mesmo para PCs existem problemas conhecidos, desde uma instalação que falha, indo até drivers de áudio que não carregam, devido a conflitos com o modo EFI. Para solucionarmos estas dúvidas e mantermos o Mac atualizado siga as instruções a seguir, porém faça um backup de todos os seus arquivos, e tenha em mente que todo o procedimento é por sua conta e risco.

Fizemos diversos testes em nossas máquinas e chegamos à melhor maneira de instalar os dois sistemas em seu MAC. Este tutorial destina-se a MacBook Pro late 2011 porém funciona com outros modelos, inclusive IMACS, dependendo da configuração.


Material necessário:

1- MacBook Pro late 2011 (Caso possua um modelo diferente, verifique as instruções detalhadas na página do dosdude)

2-Um cd com a imagem de instalação do Windows 7 x64

3-Um pendrive de 8gb ( Win 10)

4-Um pendrive de 16gb ( Mojave)


Informações preliminares:

Todo o procedimento exige a formatação do seu MAC a parir do zero. Isto significa que você deverá possuir/realizar um backup de todos os seus documentos, antes de iniciar o procedimento. Não há alternativa de atualização, portanto tenha em mente que será um procedimento demorado, porém gratificante. Faça por sua conta e risco. Não nos responsabilizamos por quaisquer/eventuais perdas e danos.

O Mojave suporta apenas o Windows 10 x64 no bootcamp, porém durante o procedimento mostraremos como instalar o Windows 7 x64 para posterior atualização, uma vez que esta é a única maneira de manter todos os drivers do bootcamp funcionando perfeitamente.

A Microsoft ainda não apresentou uma correção para o problema de compatibilidade do modo EFI para os drivers de áudio, e ao que tudo indica esta correção não estará disponível tão cedo.

O Mojave não foi projetado para ser utilizado em MACs mas antigos, mas no mundo digital tudo e possível de ser resolvido. A tecnologia de aceleramento gráfico denominada Metal, que preocupa os desenvolvedores de games, também limita o uso do SO em modelos anteriores a 2013. Porém o Mojave poderá ser instalado em seu MacBook graças ao Mojave Patcher, que realiza alguns tweaks para possibilitar a instalação e perfeito funcionamento. A Apple criou o Metal para substituir o OpenGL e OpenCL, de código aberto, que continuará funcionando, porém sem suporte. A tecnologia proprietária da Apple oferece vantagens que o OpenGL/CL não oferecem.


Botando a mão na massa:

Formate o pendrive de 16 GB com o utilitário de disco, selecione o format OSX Extended (Journaled)

Para instalar o Mojave, baixe o Mojave Patcher , um programa produzido pelo pessoal do DosDude que modifica e adequa a instalação padrão do Mojave. Depois de baixar, execute o Mojave Patcher e click em tools no menu, em seguida click download macOS Mojave ( caso você não possua o instalador).

Após a conclusão do download, selecione o instalador do Mojave.

Para garantir que a instalação seja bem sucedida, aguarde o Mojave Patcher realizar uma verificação prévia do instalador.

Em seguida, selecione como destino o pendrive de 16gB previamente formatado, em seguida click em start Operation para iniciar a transferência do instalador do Mojave para o pendrive.

Ao término da criação do pendrive de instalação, reinicie seu Mac com a tecla option pressionada e selecione a unidade USB criada, no menu de inicialização.

Aguarde o instalador carregar. Instale o Mojave seguindo as instruções da tela, e ao final, será solicitado o reinício do MAC. Reinicie apertando a tecla option e novamente selecione o pendrive de instalação ( não inicie pelo disco principal do Mac), e execute o MAC OS Post Install.

O macOs post install é o pacote de correções e adaptações ( patches) para o seu modelo de Mac. Observe que ele possui opções para vários modelos, no nosso caso a opção foi MacBook Pro 8,1.

Selecione a unidade na qual o Mojave foi instalado e click em Patch. Quando tudo estiver pronto, será solicitado o reinício do MAc, porém é aconselhável marcar a opção “Force Cache Rebuild” para garantir que nenhuma falha ocorra. Em seguida click em reiniciar e aguarde o programa realizar os procedimentos necessários. Depois de tudo pronto, você já estará no Mojave.

Até aqui mostramos imagens do tutorial original, logo abaixo a imagem real obtida do nosso MacBook Pro.

Tela real em nosso MacBook Pro late 2011

Com tudo instalado e configurado, passaremos agora para a instalação do Windows 10.


Preparando a instalação do Windows 10

Para instalar o Windows 10 x64 será necessário seguir os passos descritos abaixo. Caso você possua o CD original do Windows 10 pule as etapas envolvendo o Windows 7, e proceda a instalação. Caso não possua, então é recomendado seguir a sequência descrita abaixo.

Modificando o Bootcamp para criar unidade USB:

No MacBook Pró late 2011 a opção de criação de pendrive de inicialização não está disponível, sendo necessário modificar um arquivo para que esta opção apareça no menu.

Bootcamp sem a opção USB no MacBook Pro late 2011

No Mojave, abra o Finder e em seguida selecione aplicações, utilitários, e localize utilitário do bootcamp, clique com a direita do mouse e selecione “mostrar todo o conteúdo ”

Em seguida localize o arquivo info.plist, modifique os privilégios de leitura/gravação ( clique com a direta sobre este arquivo e em seguida click em “obter informações “) e em seguida, localize a sentença “PREUSBBootSupportedModels” e remova a palavra PRE deixando a sentença, da seguinte maneira : “USBBootSupportedModels”. Salve o arquivo e restaure os privilégios de escrita/gravação ao estado inicial.

Bootcamp com a opção USB ativada.

Abra o Bootcamp e selecione as opções conforme seu caso, porém realize o particionamento da sua unidade de disco pelo bootcamp. É essencial que o particionemento seja realizado por este utilitário, caso contrário a instalação do Windows não funcionará. ( O Modo MBR para instalar o Windows será definido nesta etapa, uma vez que o modo EFI causa incompatibilidade com os drivers de áudio no Windows 10).

Particionamento do disco pelo bootcamp

Nesta etapa será utilizado o pendrive de 8g, selecione a imagem de instalação/cd do Windows 7 x64, e crie o pendrive. Este processo demora cerca de quarenta minutos em média. Ao término do procedimento, reinicie seu Mac com a tecla option pressionada e selecione o pendrive com a imagem do Windows 7 criada. Em seguida realize a instalação normalmente, sempre reiniciando o Mac com a tecla option pressionada e selecionando a partição onde o Windows está sendo/foi instalada.

Windows 7 x64 instalado

Com tudo pronto, o Windows 7 já instalado e configurado com os drivers do bootcamp para seu MAC, passaremos para a instalação do Windows 10. Caso você deseje se manter no Windows 7, ignore os próximos passos.


Instalando o Windows 10:

No Windows 7, insira o cd de instalação do Windows 10 e realize a “atualização ” para Windows 10. Caso não possua o cd do Windows 10, baixe a ferramenta de download da Microsoft e em seguida escolha “Atualizar este computador”. Aguarde o término do processo e pronto, seu Windows 10 estará instalado e com todos os drivers funcionando.

Atualizando o Mac para Windows 10

Os passos descritos garantem o perfeito funcionamento do windows 10 no MacBook Pro late 2011.

avatar
Radialista DRT 2292 MG, Técnico em manutenção de emissoras de rádio e tv. Apaixonado por tecnologia e aficionado por comunicação, mídia e jornalismo

Poços de Caldas
17°
Partly Cloudy
06:1218:11 -03
Feels like: 17°C
Wind: 6km/h E
Humidity: 84%
Pressure: 1016.7mbar
UV index: 1
TueWedThu
26/14°C
25/13°C
23/13°C