Redes Sociais

IOS

Masterização a fronteira final

Os melhores plugins para masterização no IOS. Obtenha um som de qualidade superior com estes apps que cumprem o que prometem.

avatar

Publicado há

em

A etapa mais complexa e cara em produção de áudio e vídeo é a masterização do material produzido em estúdio. Embora todas as etapas que compõem a produção necessitem de atenção e cuidados específicos, o master sempre demandará uma atenção especial, pois aí estará a assinatura característica do seu trabalho.

Slate Digital, suíte de finalização (mastering).

A correta utilização de processadores de áudio, nas diversas etapas é que definirá a qualidade em qualquer produção.

Pré-amplificadores de qualidade e sistemas de captação do áudio são necessários. Muito do que é divulgado a respeito de microfones também é lenda, tanto que hoje artistas aclamados pelo público, gravam seus áudios em gadgets justamente pela qualidade do microfone, e neste quesito, o microfone do iPhone por exemplo, é de altíssima qualidade.

Existem muitos microfones disponíveis no mercado com alta qualidade e com as mais diversas finalidades, que podem ser conectados ao iPhone. Mas muita atenção, a pinagem padrão Apple difere das demais fabricantes, e a diferença consiste na posição do pino terra, que pode ser visto na figura abaixo.

Pinagem no Padrão Apple ( à direita).

Portanto certifique-se de que o microfone externo que voce utilizar, seja compatível.

Masterizacão o que há de melhor para IOS

Em termos de tratamento de áudio no IOS, é inegável a existência de muitos apps com as mais variadas opções para esta finalidade, mas destacaremos aqui três dos melhores aplicativos testados e aprovados, por realmente executarem o processamento de maneira eficiente e produzindo resultados reais.

O primeiro da lista é o Grand Finale, que se adequa à pré-produção, e não possui especificação AUv3, sendo esta a única característica negativa do app.

O Grand Finale Mastering Processor.

Apesar de não poder ser utilizado como AU, o Grand Finale é um conjunto de ferramentas para masterização em modo stand-alone. Que deve ser utilizado para masterizar o material já editado. Muito versátil, possui processamento multi-banda e filtros indispensáveis para este tipo de manipulação de áudio. Você poderá importar o áudio, masterizá-lo e exportar para o Áudioshare ou outro app de sua preferência.

O Grand Finale já vem com presets profissionais que garantem uma masterização de qualidade surpreendente. E pode ser utilizado para tratar partes do áudio na pré-produção. Um sistema de redução de ruídos, aprimorado e com diversos ajustes, permite que se aplique correções em voz, por exemplo, o resultado final é surpreendente.

O GF importa áudio do ITunes, extrai de vídeos e recebe do Audioshare. Exporta nos formatos .wav, .aiff e .mp4.

O que chama a atenção no GF, é a eficácia de seus controles e um aclamado filtro de 35 khz, que remove a porção desnecessária do áudio, fornecendo a famosa “compressão invisível “, realmente imperceptível ao ouvido, tornando o áudio mais realístico e suprimindo a característica “mecânica”. Embora o ajuste fino de determinados parâmetros não sejam acessíveis, os controles, disponibilizados nos módulos, estão calibrados com referência no que há de melhor em cada equipamento, de maneira que você terá sempre a melhor combinação dos ajustes complexos. Realmente um trabalho muito bem elaborado, e que não fica devendo nada aos equipamentos “reais”.

Em nossos testes, o GF foi capaz de processar arquivos de mais de 4,5 GB, o que equivale a uma entrevista de aproximadamente 1 hora, sendo o áudio extraído de um vídeo.

O segundo app para masterização é o Áudio Master Pró, que possui especificação AUv3 e pode ser utilizado como uma unidade de efeitos, no AudioShare e AUM áudio mixer, neste caso atuando em tempo real, para masterização.

O Audiomaster Pró, atua em modo stand-alone também, reunindo uma série de presets para masterizacão do audio, que são selecionados no painel do app e representados por equipamentos consagrados. A atuação do processamento é profunda, e realmente existe muita diferença entre os sinais processados e o material original.

Equalizador com ajustes de frequência, fator de ganho (Q) e Banda passante.

A proposta do Áudio Master Pró é simplificar ao máximo os ajustes técnicos, para se obter um master de qualidade, muito útil para se poupar tempo em entrevistas, por exemplo.

Mas se você desejar, além de inúmeros presets, está disponível um equalizador especial, desenvolvido com foco na masterização, e controles de nível ajustáveis ( para saturação de efeitos, por exemplo), muito útil quando utilizado no modo AU. Existem duas versões na AppStore, opte pela Pró.

O Filé Mignon:

Em se tratando de masterização no IOS, o Fac Maxima é carro chefe, em termos de compromisso e qualidade de processamento.

Fac Maxima, poderoso ultramaximizer para finalização.

O Fac Maxima possui extrema robustez e realiza o trabalho de ultramaximizer de maneira eficiente, parruda e impecável. Atuando nos modos stand-alone e AUv3, fornece um áudio limpo, polido, potente com compressão invisível. Com uma diversidade em ajustes, aliado a um visual profissional, não há como extrair áudio ruim deste plugin. Sem exageros, se você inserir ruído neste módulo, ouvirá notas musicais em sua saída, que, não importa o que você faça, sempre se manterá a 0dB.

Fac Maxima operando como AU e ajustado para transmissões de rádio via web

Para resumir a conversa, a qualidade final deste incrível aplicativo, é a mesma obtida por processadores como ORBAN, OMNIA, APHEX entre outros nomes consagrados da produção de áudio. A resposta de frequência é algo surpreendente se levarmos em conta que estamos em um smartphone.

O nível de saída jamais ultrapassa -0,1 dB.

Mesmo saturando a entrada de sinal, o FAC Maxima mantém, sem distorções o nível de saída em -0,1 dB. Na imagem acima destacado em vermelho o clipping que é indicado no painel com os respectivos valores de pico e RMS. A atuação é profunda, abrangente e em tempo real. Este tipo de processamento, até então como já citado, somente está presente em equipamentos de nível superior.

As configurações utilizadas em nossos testes foram direcionadas para a produção de spots de rádio e tv, mas existem infinitas opções e ajustes para músicos e profissionais da área.

O Fac Maxima é o resultado de um trabalho cuidadoso, dedicado e que traduz em sons, toda capacidade do processador do iPhone, aliado a um programa cujo código é enxuto e muito bem construído.

De todos os aplicativos indicados aqui, o FAC MAXIMA é sem dúvidas o preferido, agradando aos ouvidos mais céticos, e delimitando um novo patamar de produção.

Download:

Grand Finale

Áudio Master Pró

Fac Maxima

Continue lendo...
Click para comentar

Destaques