Inclusão digital e acessibilidade. Portais de Poços precisam se atualizar

Portais da cidade ainda não oferecem a inclusão digital, modo responsivo e segurança SSL
Compartilhe
  • 8
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    8
    Shares

Em tempos onde a informação e o acesso aos serviços digitais da mais variada espécie, são de suma importância para o cidadão, empresas e instituições, e onde o manto da acessibilidade produz mecanismos que visam a adequação e produção de conteúdo seguro e eficiente, ainda existem atrasos que prejudicam e muito os serviços publicos.

Como exemplo, em Poços de Caldas, o portal da Prefeitura, da Câmara Municipal, ainda estão na renascença.

O problema não se resume somente a estes portais. Você já tentou fazer uma consulta via celular no portal da Anatel por exemplo? Praticamente impossível obter informações, sem que você tenha que realizar vários logins, e preencher formulários. Por exemplo, tente acessar este link da anatel para fazer login pelo celular e você verá que não funciona.
Embora o site apareça inicialmente com um cadeado ( indicando a presença de criptografia ssl), parece que o certificado está configurado de maneira incorreta, e se isso se confirmar, dados importantes podem estar sendo interceptados, apesar de todos os links apontarem para o protocolo https://.

Portal Anatel, impossível realizar login. Foto: Captura Timelinews

Isso acontece, pois o conteúdo misto ( fotos, vídeos, animações, formulários), não foram corretamente tratados no código do portal.

Modo Responsivo

O modo responsivo, ou mobile, é a formatação de uma página web para possibilitar a leitura em dispositivos móveis, celulares e tablets. Desta maneira tudo que se vê na página quando acessada em um navegador web no computador, passa a estar disponível no formato adequado para smartphones, tvs, tablets e leitores dedicados. Via de regra o que você faz quando está diante do seu computador, pode e deve ser feito via celular.

Segurança

Para que você possa navegar com segurança na web, foi implementado o protocolo SSL ( Secure Socket Layer) ou camada de conexão segura no protocolo de comunicação entre você e o portal acessado. Isso quer dizer que toda as informaçôes que você acessa no site e que fornece ao site ( login por exemplo), são cripotografadas de ponta a ponta, impossibilitando que hackers possam interceptar essas informações. Pelas próprias características do protocolo http já é dificíl interceptar dados, sendo necessário conhecimentos avançados para isso.

Atualizar é necessário

Embora a navegação em sites sem ssl/mobile mode seja tranquila, a coisa muda de figura quando é necessário inserir “qualquer” informação, seja login, dados pessoais, ou mesmo responder questionários, pois, a partir deste momento estes dados podem estar sendo interceptados por olhos atentos na rede. Então, de maneira geral evite interagir nestes sites.

Portais Públicos

Como citado no início deste post, os portais da Câmara Municipal e Prefeitura de Poços, não possuem o modo responsivo habilitado e muito menos protocolo ssl implementado. Isso é incômodo, pois no caso do portal da Prefeitura, diversas informações são diariamente trocadas com os usuários. Certidões, Documentos, Notas Fiscais e muito mais.

Portal da Prefeitura, sem acessibilidade, sem modo responsivo. Foto: Captura Timelinews


Em muitos casos, links completos de endereços são postados em redes sociais, e não é preciso ser nenhum gênio, para saber que isto compromete e muito a segurança do sistema. É como se o esqueleto de um peixe fosse sendo fatiado em uma frigideira, com um pouco de imaginação, consegue-se ter a imagem completa, o que é péssimo para os programadores.

Portal da câmara de Poços, sem modo responsivo e sem acessibilidade. Foto: Captura Timelinews


Basicamente é como colocar todos os cômodos da sua casa na rua. Existem serviços de encurtadores de links e protetor de links, inclusive gratuitos que podem ser encontrados rapidamente no Google.

Velocidade de acesso

Outro fator que incomoda e muito é o sistema de cache, que ao que tudo indica parece inexistir nestes portais. Acessar uma página demora muito, principalmente a da Prefeitura. E na checagem de benchmark a desculpa de muitos acessos simultâneos cai por terra, enfim o host da câmara e prefeitura é dedicado, oferecendo largura de banda suficiente.

Onde está a acessibilidade?

O propósito deste artigo é alertar para a falta de acessibilidade e acesso móvel à dois importantes portais de informação à população. O intuíto não é outro senão cobrar uma atenção maior dos setores responsáveis, para que se possa colocar em prática, procedimentos de segurança, e acesso facilitado à informação para todo o cidadão.

Não adianta ter um portal com informações, se estas não podem ser lidas pelo assistente de voz do smartphone, por exemplo, em função de não apresentar a formatação necessária. ( Modo Mobile), para um deficiente visual.

Como exemplo, a cidade de São Tomé das Letras oferece o portal já no modo responsivo, que pode ser acessado facilmente pelo celular, embora ainda não ofereça o protocolo SSL, porém, um belíssimo exemplo de acessibilidade à informação. Contando com um menu onde deficientes podem ter o acesso facilitado.
Essas facilidades estão disponíveis no portal de uma cidade que não possui faculdade onde esteja disponível o curso de tecnologia da informação.

Portal da Prefeitura de São Tomé das Letras, acessibilidade logo na página inicial. Foto: Captura Timelinews

A importância dessas medidas, fica evidente, em uma época, onde a injeção de scripts mineradores de bitcoins é uma realidade, como o que aconteceu meses atrás com uma página do governo do estado de São Paulo. E virou notícia nos canais de tecnologia.

Estas melhorias, podem ser solicitadas por você cidadão, entrando em contato com a Prefeitura e Câmara Municipal. Faça valer seus direitos.

Deixe suas impressões, sugestões nos comentários.

Compartilhe
  • 8
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    8
    Shares
avatar

Postado por Walter Viana

Radialista, técnico em rtv, blogueiro,aficionado por tecnologia e comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − dezesseis =