terça-feira, março 26, 2019
Redes Sociais

Facebook muda regra para Instant-Articles

165views

A rede social de Zuckerberg, de tempos em tempos resolve alterar a maneira como determinadas opções de publicação oferecidas aos usuários interagem com as apis da rede social.

Para que qualquer startup sobreviva na selva das redes sociais, é necessário oferecer um diferencial ou recursos de interação que prendam a atenção dos internautas. E neste quesito, o Facebook já demonstrou sua fome de mercado. Claro, há que cumprir metas, e em se tratando de redes sociais, os predadores podem ser vistos de longe, ou melhor, bem de perto, na sua tela. O Google e Facebook abocanham uma fatia de mercado surpreendente. Não precisa ir muito além do seu teclado e mouse para perceber a inclusão de recursos de outras redes, como o Snapchat, origem do Stories tanto do Instagram, como WhatsApp. Ambos abocanhados pelo “Feice”.

Stories, no Snapchat, abocanhando pelo Facebook, Instagram e WhatsApp.

Desde o escândalo de vazamentos de dados envolvendo a Cambridge, as políticas de integração via api mudaram e em muitos casos deixaram de fornecer acesso oauth e token para aplicativos de sites, o que forçou a todas as desenvolvedoras de software a reescrever seus aplicativos para atender às novas exigências da rede social, e não somente o face, redes como o LinkedIn adotaram os mesmos padrões.

Com foco na monetização, novas diretivas foram adotadas, entre elas, um limite mínimo de engajamento com seu público. Editoras passaram a contar com recursos de monetização, como o gerenciador de negócios, e a plataforma nativa do Facebook equivalente ao Google Adsense.

Instant-articles, amp e apple news, a compatibilidade interessa ao Facebook.

Com isto, muitos portais, incluindo a Timelinews, tiveram a opção de aceleração de conteúdo dentro da plataforma, removida. Muitos editores de sites postaram o problema em fóruns especializados, deixando claro a atitude arbitrária do Facebook, uma vez que não recebemos nenhum comunicado prévio. Além do mais o instant-articles estava disponível em nosso portal muito antes da implementação do AMP pelo Google. Com a necessidade de infraestrutura, e custos, a decisão de limitar o recurso tenha seu embasamento, ainda que penalize muitos sites.

Embora você possa acessar nosso portal dentro da rede, é notório o fato de o Facebook querer manter você dentro da “timeline” dela, e claro, atrasando o acesso à portais externos, de maneira sutil. Para solucionar o problema de carregamento do portal, implementamos o padrão AMP nativo em nosso portal, permitindo o carregamento instantâneo, porém com todo nosso conteúdo, que funciona muito bem, dentro e fora do Facebook, inclusive permitindo insights de acessos fora das redes sociais, o que para nós é muito bem-vindo e mostra uma mudança no comportamento dos internautas que procuram algo mais sério do que ficar se deparando com o muro de lamentações, que o Facebook tem se tornado.

Para completar, a Apple introduziu o novo formato Apple News, que invariavelmente vai mudar o cenário, e o Twitter já percebeu isso, se tornando há 2 anos uma espécie de agregador de notícias, claro, pura tendência de mercado. O Google News, Microsoft News, estão seguindo essa “vibe” tanto quanto o Windows 10 tentou se apossar dos recursos do Windows mobile e, aderindo ao modelo de loja de aplicativos, tenta a simbiose com smartphones, embora o Windows Phone seja outra lembrança latente do cemitério de aplicativos e ideias do Google. Basta visitar o cemitério do Google para saber que o fim do Google+ é um recado sinistro também para o Facebook, e sinaliza uma nova tendência “Stand alone” de interagir no ciberespaço.

E popularizar o instant-articles, também se mostrou uma tarefa árdua, devido ao modelo de negócios proprietário, adotado pelo Facebook, o que tornou a adesão ao formato, um fator delimitador, por não suportar, por exemplo, o Google Adsense de maneira nativa. Muitos “publishers” perceberam que a receita cairía drasticamente, resultando em um impacto negativo e significante no faturamento.

avatar
Radialista DRT 2292 MG, Técnico em manutenção de emissoras de rádio e tv. Apaixonado por tecnologia e aficionado por comunicação, mídia e jornalismo

Poços de Caldas
16°
Partly Cloudy
06:1218:11 -03
Feels like: 16°C
Wind: 6km/h E
Humidity: 87%
Pressure: 1016.4mbar
UV index: 0
TueWedThu
26/14°C
25/13°C
23/13°C