Redes Sociais

Tecnologia

Evite ser vítima de alagamento em garagens subterrâneas

Diversas perdas materiais podem ser evitadas em casos de alagamento de garagens, com a simples instalação de um sensor de nível de líquidos

avatar

Publicado há

em

Com a frequência das chuvas, pode ocorrer o alagamento de garagens em edifícios que estejam abaixo do nível do solo.

Sábado passado (24/11) ocorreu o alagamento de uma garagem na Av. Francisco Sales em Poços de Caldas. Houve a necessidade de remoção de veículos às pressas e também o desligamento de toda a rede elétrica do edifício.

Como resultado, alguns veículos danificados e demais perdas de materiais que se encontravam no estacionamento subterrâneo do edifício. Tudo isto poderia ser evitado (e aqui fica a sugestão) se um sistema de monitoramento de nível de líquidos fosse instalado na garagem.

O sensor custa cerca de apenas R$14,90 no mercado livre, e existem diversos modelos no mercado, veja um exemplo no vídeo a seguir:

Como voce pôde observar, não se trata de um equipamento dispendioso e que deveria ser de uso obrigatório, como ítem de segurança.

Em Poços de Caldas, o sistema de nonitoramento de enchentes, instalado em 2016, não prevê, pelas próprias características, inundações causadas pelo escoamento da água em edifícios ( pela própria natureza do projeto estrutural), sendo ineficiente nestes casos.

Estação Hidrológica instalada em 2016, para monitoramento do nível das águas no Ribeirão das antas.

Portanto, fica aí a sugestão tanto para o corpo de Bombeiros ( que poderiam passar a exigir este equipamento como norma de segurança, mediante homologação), como para os proprietários de edifícios que possuam garagens subterrâneas em seu projeto.

Continue lendo...
Click para comentar

Destaques