Redes Sociais

IOS

Como conectar Interfaces de áudio e vídeo no IPhone/IPad

Uma infinidade de adaptadores, cabos, conectores e interfaces e suas características, abordados neste artigo, para ajudar você a escolher o adaptador correto para lidar com música no iPad/IPhone.

avatar

Publicado há

em

Uma das maiores dúvidas para quem trabalha com áudio e vídeo no IOS, é a conectividade oferecida por dispositivos da Apple.

Embora você possa produzir áudio e vídeo de qualidade profissional, muitos usuários em um determinado momento terão que conectar as saídas e entradas digitais e analógicas para permitir backup, e utilização por quem não possui nenhum dispositivo desta linha, seja para portar seu trabalho para um notebook, pc ou Mac, seja para exportar arquivos de um projeto específico, como por exemplo um projeto do Auria para o ProTools.

A maioria dos apps fornecem soluções via cloud, ou transmissão via wi-fi, estas não são suficientes para suprir muitas demandas no mundo profissional. Neste artigo abordaremos as conexões específicas para trabalhar com áudio no IPhone/IPad.

Porta Lightning do iPhone/IPad/IPod criada para unificar conexões

Muitas são as dúvidas sobre qual adaptador e cabo utilizar. E devido a uma enorme variedade de cabos e adaptadores, aliado ao mercado paralelo, pode-se gastar muito dinheiro para nada, e aí a sensação de frustração é enorme.

O problema do mercado paralelo:

Os acessórios da Apple não são baratos, e exigem um manuseio cuidadoso, apesar da qualidade do material usado na confecção, são frágeis e não possuem resistência quando submetidos a esforços repetitivos/bruscos, portanto todo cuidado é pouco.

Para dificultar ainda mais, os acessórios não são facilmente encontrados no varejo, principalmente em localidades distantes de capitais, tornando a expectativa com acessórios um verdadeiro exercício de paciência.

Como alternativa, muitos usuários recorrem ao mercado paralelo de acessórios, motivados pelo baixo preço, ofertas tentadoras e promoções. Mas é aí que mora o perigo. Quando você adquire um dispositivo “paralelo “, estará sujeito a um bloqueio por parte da Apple, quando atualizar seu IOS. Isto acontece porque a tecnologia utilizada nos gadgets da maçã possui uma certificação, resultado de acordos comerciais entre fabricantes autorizados dos acessórios, conhecida como MFI ( Made for IPod, IPhone, IPad), e no caso dos acessórios sem esta especificação, significa que você estará entrando numa fria.

Outro problema muito comum, é a confusão de nomes dos adaptadores, no caso por exemplo do spliter ( divisor), existem opções para o sinal analógico e digital do áudio. Até o iPhone 6s temos a saída analógica, e a partir do iPhone 7 somente a saída lightning e Bluetooth está disponível, sendo necessário um spliter em conjunto com um cabo lightning para p2, e assim dá para imaginar a babel de cabos e adaptadores, cada um com uma função específica.

Spliter analógico, este modelo permite a ligação de microfones externos e fones /entrada aux/line de equipamentos de áudio .

Cada cabo/acessório MFI possui um chip embutido que permite a perfeita transferência de dados entre o dispositivo e o periférico conectado. No caso dos cabos/acessórios sem MFI, muito provavelmente não funcionarão, ou funcionarão de maneira instável e até a próxima atualização do IOS na maioria dos casos.

O padrão lightning, é mestre nestas travas. Você já deve ter experimentado conectar pendrives e hd’s sem sucesso, justamente por não possuir um cabo MFI. Além disto, mesmo com o cabo, provavelmente o pendrive ou hd também terá que oferecer a especificação MFI, caso contrário nada feito.

Interfaces e Tipos de conexões:

Interface MFI

Muitas interfaces podem ser conectadas ao IPhone e IPad de maneira direta e indireta. Acontece que estas interfaces saem de fábrica com o conector MFI que nada mais é uma saída fêmea USB já pronta para receber a ligação direta do cabo de dados do IPhone/IPad sem nenhuma gambiarra, e que funciona no modo classe 2. Mas o que significa Classe 2? Significa que a interface não precisará de nenhum driver, para funcionar com o IPhone por exemplo. Se você possui uma mesa de som com saída USB e esta mesa funciona no MAC sem a instalação de nenhum driver, então esta mesa possui especificação classe 2 na porta de dados.

Cabos, e periféricos fabricados por empresas certificadas possuem certificação MFI.

CCK – Câmera Conection Kit:

Nos primórdios do IPad, sim lá na época do conector Dock de 30 pinos, que era o padrão da maçã, havia um kit para conectar uma câmera ao iPad que possibilitava a transferência de fotos para o gadget. O Kit vinha com duas caixinhas brancas e os conectores de 30 pinos com toda parafernália do circuito eletrônico encapsulado, sendo um para ler as fotos de câmeras e iPhones, e outro para leitura de cartões SD.

Com a chegada do padrão lightning, o CCK foi modificado e passou a ser vendido separadamente como cabos independentes. Um dos cabos possui em uma extremidade um conector USB tipo B fêmea e o outro um slot para leitura de cartões SD. Todos os adaptadores antes com 30 pinos foram modificados para atender a especificação lightning da Apple.

Afinal, como usar o CCK:

Normalmente para conectar interfaces no IPhone e IPad utiliza-se o conector (30 pinos nos modelos antigos) e o cabo (lightning) que possuem o conector USB fêmea, onde será conectado o cabo USB proveniente da interface desejada.

Desvantagem de se usar o CCK:

Neste modo de conexão, existem dois problemas conhecidos: 1- O IPad/Iphone não poderá ser carregado durante o uso. 2- Se a interface necessitar de alimentação e drenar mais energia do que o disponível na porta lightning, a interface não funcionará e uma mensagem de erro será emitida na tela do iPhone/IPad.

Neste caso, será necessário usar um hub externo com fonte de alimentação. Porém mesmo com o hub alimentado, o iPad não carregará, e você terá que escolher um hub com saída independente ( onde será conectado o iPad/iPhone), caso contrário você poderá danificar a entrada lightning, e ferrar de vez com seu precioso e caro dispositivo, portanto muito cuidado. O CCK normalmente aceita interfaces no padrão USB 2.0

CCK 3.0:

Felizmente uma nova versão do kit câmera conection está disponível, denominado Adaptador de Lightning para câmera com USB 3, que nada mais é do que o CCK 2.0 com uma derivação, incluindo uma entrada lightning ao lado do conector USB fêmea, que poderá ser ligada em um carregador. Este cabo aceita o padrão USB 3.0 é possível carregar o iPhone/IPad enquanto conectado a uma interface, e o melhor: O adaptador fornece energia para a interface conectada. Na maioria dos casos funcionará perfeitamente. Em raros casos, será necessário usar um hub energizado.

Vale lembrar que o Adaptador de Lightning para câmera com USB 3, não está disponível nas lojas físicas. Você o encontrará na loja online de acessórios da Apple. O Código do cabo é: Modelo : MK0W2BZ/A e você morrerá em R$342 em média, com opções de parcelamento e um desconto.

O Curioso é que em diversas lojas físicas autorizadas da Apple, nem os vendedores souberam sequer de que cabo se tratava, mesmo explicando a função. Fizemos consultas em lojas do Sul de Minas e Campinas, incluindo lojas no Shopping Dom Pedro. Para surpresa e espanto, ao citar o CCK, ninguém, isso mesmo, ninguém o conhecia/soube que tipo de cabo nos referíamos.

Em contrapartida, na loja online, foi super simples encontrar o cabo e efetuar a compra. O mesmo vale para cabos com funções mais específicas. O melhor a ser feito, é pesquisar na web pelo modelo de cabo que se deseja adquirir, anotar o número do modelo e/ou código de identificação do cabo. Em seguida, pesquisar nas lojas autorizadas e revendedoras Apple. Caso você não consiga o cabo, nas lojas físicas, a única opção será adquirí-lo na loja virtual da Apple.

Continue lendo...
Click para comentar

Destaques