Cidade

Câmara realiza 1ª transmissão via Facebook

Uma excelente notícia foi passada aos cidadãos de Poços de Caldas, na Audiência realizada na tarde desta quarta-feira (01/08), onde o Vereador Gustavo Bonafé , que possui curso sobre a legislação de acesso à informação, pela UFMG, curso este ministrado com normas do Senado Ferderal, anunciou a novidade.

A audiência pública, tratou das questões relativas ao Patrimonio Histórico, Tombamento e outros aspectos relativos à questão proposta.

No início da audiência, ao fazer uso da palavra, o vereador informou à todos, que a primeira transmissão ao vivo no facebook, estava sendo realizada simunltâneamente com o canal da câmara no youtube.

Sem a menor sombra de dúvidas, a transmissão em formato live, na página da câmara municipal é uma novidade muito bem vinda, principalmente se tratando do aspecto acessibilidade, onde uma maioria esmagadora da população terá acesso instantâneo e facilitado, para assistir todas as sessões realizadas na câmara.

No entanto, ao se procurar pela live nada foi encontrado, e segundo informações do assessor do vereador, a reunião não foi salva, e nenhum comunicado posterior, informando da impossibilidade de se armazenar a live ( vídeo em tempo real) da audiência na página, foi postado. A transmissão foi feita em caráter experimental.

Interatividade

Pelas próprias características, a transmissão via live no facebook, possibilitará uma interação nunca antes vista, com sessões da câmara, onde internautas, poderão formular questões, opinar, criticar, sugerir, mudando completamente a maneira como as audiências serão daquí pra frente.

Vanguarda

A transmissão via facebook sem dúvida, colocará Poços de Caldas, na vanguarda da informação, principalmente em época de fake news, onde, por exemplo, a câmara poderá inclusive disponibilizar um programa do tipo fala cidadão, onde vereadores poderiam responder dúvidas e solicitações dos munícipes.

Sem dúvida uma iniciativa que merece destaque, e que corrobora para que a câmara caminhe no sentido de se promover a acessibilidade em seu portal, e em seus canais de comunicação.

Aplicativo da câmara

Dando continuidade à estas belas iniciativas, a câmara poderia inclusive cogitar o lançamento de um aplicativo especifíco para smartphones, com abrangência em todas as atuais plataformas, como IOS, Android, Windows Phone. E disponibilizando neste aplicativo as opções de acessibilidade, tão importantes para a inclusão digital. Sem dúvida este aplicativo poderia contar com as opções de consulta à legislação, reserva para uso da palavra com feedback ( retorno) da câmara para a disponibilidade da solicitação, e tambem a possibilidade de se registrar solicitações mediante identificação. Some-se à isso a possibilidade de se acompanhar as despesas da câmara, bem como informação sobre taxas de serviços específicos, invlusive dados e estatísticas do município. Consultas aos mais diversos tipos de artigos, bem como uma seção onde estejam disponíveis todos os vídeos produzidos, incluindo as audiências, campanhas e comunicados oficiais, com possibilidade de exportação dos documentos no formato pdf, para agilizar a criação de documentos que necessitem dessas fontes.

Compartilhe
  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    4
    Shares

About Author

Radialista, técnico em rtv, blogueiro, aficionado por tecnologia e comunicação.

Deixe uma resposta