sábado, fevereiro 16, 2019
Notícias

Brumadinho a nova Mariana

118views

A tragédia ocorrida no início da tarde desta sexta-feira (25), com saldo de 9 mortos e mais de 400 desaparecidos ( info Vale), comoveu e revoltou todo o Brasil.

Há 3 anos todo o Brasil vivenciou a tragédia ocorrida em Mariana -MG, onde a Barragem Fundão e Santarém, romperam, despejando 62 milhões de rejeitos, que soterraram o município de Bento Rodrigues, ocasionando mortes, destruição e contaminação do leito do Rio Doce, atingindo Governador Valadares, chegando ao Espírito Santo. Ao todo 15 municípios foram atingidos. A Samarco, mineradora controlada pela Vale, foi multada à época em 250 milhões de reais, resultado de várias multas provisórias, que a então presidente Dilma Roussef não soube detalhar.

Desta vez a tragédia ocorreu em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte com saldo de 9 mortos [Até agora] e mais de 400 funcionários desaparecidos [Info Vale].

Ao contrário de Mariana, em que à época a Presidente Dilma Roussef e Governador Fernando Pimentel levaram uma semana para se dirigirem a região afetada, o Presidente Jair Messias Bolsonaro e o Governador Romeu Zema, estiveram na manhã deste sábado sobrevoando a região atingida, ou seja, menos de 24 horas do ocorrido. A criação de comissões para investigar e traçar estratégias de ações, foi definida na tarde de ontem.

O Governador Romeu Zema também se pronunciou:

O rompimento ocorreu na barragem 1 córrego do feijão , por volta de 12h00. A Vale em comunicado, em sua página, divulgou os nomes de pessoas sem contato até o momento.

Acesse a lista completa clicando aqui e conforme as pessoas sejam encontradas, a lista é atualizada.

No hospital João XXIII, em Belo Horizonte , estão internadas 8 pessoas até o momento.

A Justiça de Minas Gerais determinou o bloqueio de 1 bilhão de reais das contas da Vale. O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira (25). Este bloqueio foi solicitado pelo Governo de Minas, para “imediato e efetivo amparo às vítimas e redução das consequências” da tragédia.

Equipes do corpo de bombeiros, defesa civil, Samu e Polícia Militar e Civil e Exército continuam as buscas por sobreviventes, que durou toda a noite e não há previsão para término.

O Governador do Rio de Janeiro enviou equipes da salvanento, para a região, nesta manhã.

15 famílias, cerca de 50 pessoas que estavam em uma pousada foram encontradas com vida, estão sendo resgatadas neste momento. A população auxilia nas buscas.

Depois do rompimento da 1ª barragem, uma segunda, a 2 km, transbordou, porém não se rompeu, o que deu início a uma operação de evacuação, por medida de segurança.

Uma médica, Marcelle Porto, que trabalhava na Vale foi a primeira vítima identificada agora a pouco, pelo IML. Outras duas vítimas foram identificadas, porém os nomes ainda não foram divulgadas.

Um total de 46 pessoas foram resgatadas, e 290 permanecem desaparecidas. Tecnologia Israelense será disponibilizada pelo Governo Federal, para localização dos corpos de vítimas.

Muitos internautas e inclusive jornalistas estão compartilhando, sem saber, vídeos de outras catástrofes ocorridas em outros países, como sendo de Brumadinho, o que apenas serve para desinformar.

[ Post em atualização]

A qualquer momento mais informações sobre a tragédia de Brumadinho.


15:48

Sobe para 11 o número de mortos na tragédia de Brumadinho.

O rejeito da barragem do Córrego Feijão chega ao Rio Paraopeba


17:10

IML confirma 14 mortes. Ainda há 296 desaparecidos.


17:38

A Justiça de Minas Gerais acatou pedido do Ministério Público do estado e determinou o bloqueio de R$ 5 bilhões da Vale.


17:53

Sobe para 34 o número de mortos confirmados.


O primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu afirmou em seu twitter que ajuda deverá chegar em 24 horas, em Brumadinho

” Eu falei com @jairbolsonaro após o desastre do colapso da barragem no Brasil. Eu ofereci que Israel enviaria ajuda para o local do desastre e ajudaria na busca de sobreviventes. Ele me agradeceu e aceitou minha oferta. Nós concordamos que uma missão israelense sairia dentro de 24 horas”, disse o primeiro ministro.


19:17

Forças de defesa Israelense se prepara para prestar auxílio ao Brasil, na tragédia de Brumadinho:

Buscas encerradas por hoje.

avatar
Radialista DRT 2292 MG, Técnico em manutenção de emissoras de rádio e tv. Apaixonado por tecnologia e aficionado por comunicação, mídia e jornalismo

Poços de Caldas
18°
Light Rain
06:5719:43 -02
Feels like: 18°C
Wind: 6km/h ENE
Humidity: 93%
Pressure: 1010.5mbar
UV index: 0
SatSunMon
min 17°C
23/17°C
22/17°C