segunda-feira, janeiro 21, 2019
Mundo

Black-Jack na Venezuela

43views

A notícia de dois bombardeiros russos na Venezuela, causou reboliço nas cúpulas governamentais dos principais países envolvidos nas negociações de paz mundial.

Maiquetía, atraiu os olhares das grandes potências, ao ser a anfitriã de dois visitantes sinistros. Remanescentes da guerra fria, o dois Tu-160, foram destinados a ensaios militares, informação divulgada pelas principais agências de notícias do mundo.

Com autonomia de 12,3 mil quilômetros, o jato possui 4 motores Kuznetsov NK-32, desatualizados, mas que em termos de combate, ainda são considerados como “ignorantes”, verdadeiros colossos de guerra. Para fins bélicos, é a maior aeronave, supersônico e com asas de geometria variável. Traduzindo, um perigoso pássaro de fogo.

Tu-160 intimidação bélica na Venezuela. Foto: Divulgação.

Embora possa levar 4 mísseis nucleares, este modelo não possui tecnologia stealth e muito menos mísseis de cruzeiro de longo alcance. Portanto, embora seja uma ameaça em potencial, os modelos que estão em Maiquetía não são os Top de linha.

E ao que tudo indica, parece ser apenas mais um recado de uma potência à outra, sutil porém perceptivo aos olhos certos. E entenda-se olhos certos como sendo os de Washington e Teerã.

Não bastasse o reboliço causado pela chegada dos bombardeiros, o Irã enviou três navios de guerra para costa Venezuelana, o que aumenta ainda mais a tensão EUA/IRÃ, depois da retirada por Trump, dos Estados Unidos de um acordo de desarmamento nuclear, seguido da aplicação de sanções aos Persas. Apesar dos avisos constantes de Washington, Maduro não demonstra vontade em encerrar o acordo de cooperação Militar com o Irã, que está avaliado em bilhões de dólares.

Os navios possuem capacidades furtivas, transporte de helicópteros e foram projetados para derrubar aviões.

E segundo o portal defesa naval a crise pode se agravar ainda mais, por se tratar de uma missão sul-americana que poderá durar cerca de 6 meses.

O Brasil a título de curiosidade não possui armamento nuclear. O projeto brasileiro KC-930 e o Submarino Riachuelo são as únicas novidades recentes do Arsenal Brasileiro, e o desenvolvimento de um submarino nuclear ainda vai demorar a sair do papel por entraves burocráticos.

avatar
Radialista DRT 2292 MG, Técnico em manutenção de emissoras de rádio e tv. Apaixonado por tecnologia e aficionado por comunicação, mídia e jornalismo

Poços de Caldas
23°
Cloudy
06:4019:54 -02
Feels like: 23°C
Wind: 6km/h SSE
Humidity: 74%
Pressure: 1016.6mbar
UV index: 0
MonTueWed
min 18°C
27/18°C
27/18°C