Já precisou resolver um problema e se deparou com um bot no atendimento? Já se rebelou com a assistente virtual do seu smartphone dando sugestões desconexas aos seus pedidos? Você instala a Cortana mas dificilmente a utiliza? Calma você não está sozinho

Em um mercado aparentemente promissor, cada vez mais a frustração com atendentes virtuais e a morosidade no processo de conclusão das etapas impostas por uma programação, afasta cada vez mais o cliente de sua empresa.

Para algumas pessoas a impessoalidade no atendimento é sinônimo de desistência da adesão a serviços e acarreta até mesmo prejuízos. Nos casos mais comuns muitos usuários impacientes, acabam por desistir de uma chamada que poderia ser a porta de entrada para seu negócio alavancar.

Recentemente gigantes da internet estiveram envolvidas em escândalos envolvendo seus assistentes virtuais como é o caso da Google e Apple com escuta indevida de áudio provenientes de seus gadgets. Sendo obrigadas, em uma tentativa de manter a boa imagem perante o público, a emitirem comunicados se desculpando pelo ocorrido, como este da Apple

A aceitação por bots e assistentes virtuais é maior em atividades mecânicas, como gps por exemplo, onde uma característica essencial neste processo, se faz presente, o tempo de resposta. Ao passo em que no GPS a experiência de usuário se mostra muito superior, mesmo sabendo que o assistente executa apenas uma função pré-determinada, no atendimento de chamadas telefônicas, conversas via chat, pc e smartphones o tempo de resposta compromete todo o processo de maneira significativa.

Para que os bots e assistentes virtuais comecem a ter aceitação por parte dos usuários, é essencial que o tempo de resposta seja drasticamente reduzido e os diálogos sejam mais expontâneos. Embora estejam disponíveis softwares para sintetização de voz como o Voloco, ainda existe um longo caminho a ser trilhado, na evolução destas “ inteligências artificiais”.

Leia também

IOS 12 inutiliza GreyKey

A versão 12 do IOS consegue barrar a técnica de força bruta utilizada pelo GreyKey com sucesso, impedindo o desbloqueio dos dispositivos.

Estúdio de Rádio Mobile com BackPack

Realize transmissões, crie podcast e performances ao vivo com qualidade e acabamento profissional.