Redes Sociais

IOS

A Patchbay do IPhone

Um barramento completo para produção de áudio profissional, streaming para web rádios, e muito mais.

avatar

Publicado há

em

Muitos profissionais do rádio convencional a conhecem como a palma da mão, e sabem que é um dos dispositivos indispensáveis para desenvolver um trabalho profissional, rápido, eficiente, e versátil do ponto de vista de adaptação e improviso. Um exemplo é a imagem abaixo ( Créditos: Wiringdraw)

Exemplo de régua patch ( patchbay).

Assim como ruas, avenidas, viadutos, pontes, são construídas para garantir acesso aos locais mais remotos a “régua patch” ou simplesmente patch é o caminho para a criatividade no mundo da produção audiovisual. Ela possibilita a conexão, interconexão e que diversos nós de um sistema de produção de áudio possam interagir entre sí.

A essência é a mesma utilizada em redes de TI, por onde o cabeamento é concentrado em um hub, possibilitando inúmeras configurações. No caso específico de estúdios de rádio, gravação e produção, a patchbay é um elemento essencial, para interligar inúmeros equipamentos, em inúmeras configurações, como na imagem abaixo ( Créditos: Garden Street Academy ).

Exemplo de patchbay utilizada para interligar equipamentos de estúdio.

Desde o surgimento de computadores, e seus sistemas operacionais, houve um período de transição da tecnologia radiofônica. Um dos maiores saltos, foi a estrondosa chegada do cd, há 32 anos, com Nara Leão e o disco Garota de Ipanema, que em seguida, daria lugar às unidades de armazenamento externo, como pendrives, hds e recentemente SSD’s de alto rendimento.

Há 32 anos, o primeiro cd era lançado no Brasil.

Nos dias de hoje, o CD praticamente se arrasta nas prateleiras de lojas, dando lugar ao conteúdo por streaming e Cloud Storage. Ou seja, continuamos experimentado a transição de tecnologias cada vez com mais frequência, o que para outros significa obsolência programada.

A Patchbay do IOS:

No IOS, temos três padrões estabelecidos e consagrados por todos os produtores de música nesta plataforma, todos eles com especificações e características especiais que possibilitam o “interchange” entre aplicativos de áudio. São eles o Áudio Units, Áudiobus, e o IAA ( Inter-App). Estes três padrões possibilitam interações interessantes entre aplicativos de áudio, vídeo e MIDI. Porém todo este ecossistema até 24 de fevereiro de 2016, somente poderia ser feito em série ( ou cascata), interligando um aplicativo a outro de maneira sequêncial. O que sempre limitou um pouco as coisas, mesmo obtendo um nível profissional de produção.

O AUM ou Áudio Mixer, como é conhecido e designado pelo próprio desenvolvedor, na realidade é uma patchbay digital, possibilitando o roteamento tanto de áudio, como midi, de qualquer lugar, para qualquer lugar e com um ilimitado número de rotas, nós, com uma sessão pré e post, mix e rec, para cada rota. O que vai limitar o poder de produção no AUM será a sua criatividade.

AUM, a Patchbay do sistema IOS possibilita processamento paralelo com inúmeras pistas.

O Conceito de processamento de áudio paralelo não é nenhuma novidade, mas era uma limitação no IOS. Lançado há 2 anos, depois de uma série de correções, e adesão de características exigidas por músicos, produtores e técnicos, o AUM amadureceu e hoje, é item indispensável para quem quer trabalhar com dispositivos IOS na produção musical.

Sequenciadores, Loopers, reprodutores, sintetizadores, (desde que possuam a certificação IAA, Audiobus, AU), poderão servir de fonte de sinal, que por sua vez, poderão ser conectados a racks de studio, com efeitos, compressores, processadores, exatamente como em um estúdio real, tudo isto aliado a um acabamento simples, intuitivo e polido.

Para entender de maneira rápida o funcionamento do AUM, assista o vídeo abaixo:

Sim, você se perderá em cabeamento digital, muito mais gostoso e envolvente do que ter que abrir sua caixa de ferramentas para adaptar cabos, realizar soldas, e conectar todos os cabos. O AUM é extremamente versátil em termos de roteamento.

Se você acompanhou nossos artigos anteriores, abordando áudio digital e aplicativos para iOS destinados ao mundo do rádio, já sabe da versatilidade e do poder deste aplicativo.

Configuração com o BackPack Stúdio como fonte de sinal.

A utilização do Audiobus e o Encoder na geração do streaming, por sí só já era fantástica, e ganhou um novo patamar com o AUM. Agora além do processador do encoder, você poderá inserir unidades de processamento de áudio, como compressores, limitadores, expansores, reverbs, excitadores de aura, além de sequenciadores midi, enfim, infinitas combinações podem ser realizadas e salvas em sessões, ou seja, você não perde seu trabalho de configuração.

Cinco unidades de rack para processamento do áudio utilizando apenas 10% de todo o processamento do IPhone.

Na configuração mostrada acima, 6 processadores, incluindo efeitos, compressão, expansão e limiter multibandas, ocuparam apenas 10% do processador do Iphone.

Processamento pesado utilizado no barramento de áudio.

Na imagem acima o Áudio Master Pró, utilizado como Audio Unit (AU) no barramento, lembrando que qualquer unidade de áudio pode ser chamada em quantos barramentos forem necessários, simultaneamente.

Processamento em tempo real de todas as unidades.

O Processamento é realizado em tempo real, nada de renderizações, e esta é a característica imprescindível para produção musical. Acima o Limitador atuando no barramento, você poderá “invocar” cada módulo independentemente e realizar ajustes personalizados em cada unidade de efeitos, salvar seu preset e retornar ao painel de mixagem, sem qualquer distorção pop ou click no áudio. Aliás você poderá deixar todo conjunto funcionando enquanto navega por suas redes sociais, ou realiza outra função no smartphone. Porém evite reproduzir vídeos e áudios enquanto o AUM estiver em execução, você verá o sistema crashar lindamente, por questões óbvias.

Saída roteada para encoder e módulo de gravação.

Em nosso exemplo, roteamos todo o barramento inicial para a saida de alto-falantes do iphone, porem antes, criamos um nó, para um segundo barramento, com a saída acoplada ao ICast2 o encoder de streaming, que possui especificação IAA (Inter-App). Assim podemos monitorar o áudio em tempo real no iphone, e ao mesmo tempo enviá-lo ao encoder. O Resultado você pode ouvir na nossa rádio Timelinews Noticias.

Lembre-se, certifique-se de verificar cada aplicativo, antes de realizar a compra. Para funcionar com o AUM, ÁudioShare, e ICast2 por exemplo, é necessário ter a certificação IAA/Audiobus/AUv3.

Download AUM na AppStore

Continue lendo...
Click para comentar

Destaques